quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cochonilhas.Odéio essas pragas!!

  

..as plantas estavam lindas assim..
essa é uma das minhas preferidas..corre risco de vida..helppp!!!!
 ALAMANDA DE FLOR GRANDE
Magnífica trepadeira arbustiva, ornamental suas flores são belíssimas, só que agora não quer mais florir talvez seja pela época..Ela também está com cochonilhas..help!!
Observem que as folhas estâo mais claras..ela está com a praguinha da cochonilha..

esta estou tentando recuperá-la
essa abaixo, está na frente da casa não corre perigo
Esta não resistiu as pragas!!
as orquídeas estão resistindo..
mas precisam de muita atenção!!
Cochonilhas.
Mas o que é isso? Calma que vou explicar..tudo começou aqui em casa ..as plantas estavam lindas como viram.

Conhecida pragas das plantas ornamentais, a cochonilha pode-se apresentar em formas que nem lembram insetos. Controlar o seu ataque significa salvar as plantas vitimadas.
A planta está definhando e não há sinal de doenças ou pragas. Apenas algumas casquinhas aderidas e há muito tempo imóveis, tentando disfarçar sua presença. Estes seres vivos menos suspeitos é que, na verdade, são os responsáveis pelo problema da planta. Pertencem à Classe dos insetos, são chamados de cochonilhas e dentro da classe são classificados como Homopteras, tendo como parentes próximas as cigarrinhas, as cigarras e os pulgões.
São sugadores implacáveis, roubam seiva o tempo todo da planta atacada e são bastante diversificados, pois há mais de 32.000 espécies de Homopteras já descritas.
Passado alguns dias percebi em uma das plantas algo + ou – assim..
Lavamos as folhas e nada...
A minha secretária disse que fumo seria um ótimo remédio..então pesquisei e não é que ela tem razão!
Então vamos à receita
Aproximadamente 2 litros de água.
1 pedaço de fumo de rolo (quanto mais forte, melhor) com aproximadamente 80g.
1 pedaço de Sabão de coco com aproximadamente 20g. (o que equivale ao tamanho de uma rolha)
Ferva o fumo de rolo por pelo menos 5 minutos. (isto matará o “virus do fumo”)
Desligue o fogo e ainda quente, adicione o sabão em pedaços pequenos (ralado) mechendo lentamente para não fazer espuma (só para não dar trabalho!!!)
Deixe esfriar e pronto. Coando, coloque em um borrifador e use-o conforme necessário.
(O cheirinho não deve ser muito agradável né)?
..estou um pouco triste com isso mas teremos que tentar recuperá-las!
Tudo sobre esta praga que destrói nosso jardim! 


bjos
amanhã viro a página para algo mais emocionante..
BRASILLLL!

4 comentários:

  1. Rê, vou te ensinar algo espetacular, o responsável em carregar essa praguinha chama-se formiga, porque? os chamdos pulgõezinhos sugam a seiva da planta, a formiga adora e se alimenta disso, pode ver sua planta deverá estar cheia de formigas, a saída é limpar folha por folha, as formigas vem pelo chão ou se as folhas das plantas estiverem encostadas na parede, vc usar o remédio K-OTIRINE esborrife nas paredes e no chão (não faz mal a animais), o fumo é uma dica e tanto, tire as piores folhas (com muitos pulgões) e coloque em toda volta do vaso a borra do café do coador, não na terra em volta, formiga não gosta de café, nas laterais do vaso (dentro do vaso), na terra não, encostadinho assim nas laterais do vaso, só assim conseguirá acabar com isso, mas como as formigas voltam, eles voltam também, espirre o fumo também, ajuda muito........vc vai acabar com esta praga, pesquisei no google e descobrí a vilã......a formiga.......vc já viu vaca quietinha com pássaro nas costas, comendo seus carrapatos.....o pulgão e a formiga são amiguinhas, a formiga ajuda eles....SAFADOS!!!!.......BJKS......Gil

    ResponderExcluir
  2. Oi Regiana,
    Essas pragas atacaram as minhas orquídeas, quase perdi 5 vasos, separei-os dos outros, porque elas pegam, borrifei o fumo, da mesma maneira que vc preparou e nada... Tive que pegar uma escova de dentes velha e esfregar com a mistura de fumo todas as folhas e caules das minhas orquídeas, por duas vezes (uma vez por semana). Já faz mais de 1 mês e não voltaram ainda, as orquídeas ficaram um pouco debilitadas, ainda estão separadas das outras, mas parece que vão se recuperar, Bjs.

    ResponderExcluir
  3. tem selinho pra vc lá no blog. bjo
    http://sonharmaisumsonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Meninas ..muiiitooo obrigada pelas dicas eu sabia que poderia contar com vcs..amei os comentarios..obrigada cidinha e obrigada Gil,por mais uma vez vc é muito divertida!!
    Gra Obrigada pelo selinho
    bjocas
    e DÁ-LHE BRASIL..ficamos na torcida!!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho será um prazer!!